terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Razões Poéticas para a Exatidão



O que é um cientista sem seu objeto de estudo? O que é um poeta sem amor? O que eu sou sem você? Será que é inexeqüível compreender tamanha necessidade? As palavras facilmente vão-se embora, e as cores entregam-se ao denso negro dessas lágrimas. Outrora os olhos eram enfeitados e bem marcados, mas que razões têm agora o poeta? Não preciso, agora, esconder minhas verdades atrás de expressões idiomáticas ou aquelas bênçãos literárias, nem razões há. Um regresso! Sei que um grão de pólen, é um grão, e que o universo existe em algum lugar, é exato, sem comparações grandiosas, nada o que contar, sem muito a descrever. Regredindo um pouco meus pensamentos, lembrei-me da matemática, tão exata, previsível, porém não está livre de variações, tão pouco quem se submete ao seu uso, isento de erros, um tropeço: é fácil! Suas regras facilmente aplicadas a quaisquer áreas da nossa vida nos trás resolução, deleitando-nos até mesmo as exceções. Seus nomes e suas somas indignamente cabem em mim de uma forma imerecida, reles, porém, indiscutível, e jamais dispensável. Um culto, essa adoração, esse fogo que eu vejo, e que arde: Quem disse que o amor não pode ser visto? Minha ousadia afirma até ter textura esse tal sentimento: textura, cor e cheiro. Completamente palpável, contrariando o abstrato a ele atribuído. Só não vê quem não quer, só não sente quem não é capaz. Tais discussões sobre razão e amor, atribuo somente a essa vontade que cresce, incontrolável, infactível! É fato, ou talvez uma possibilidade, mas digo que, certamente, se não há contradições não há amor. Ele – o amor- nos contraria, nos faz caber no incabível, nos faz irreverente e inconseqüentemente cegos. Para que serve um corpo se temos amor? Um reles corpo apenas portador de sangue, uma mancha vermelha que rega nosso orgulho e insiste em nos manter de pé simplesmente para cairmos. Seria fácil e óbvia nossa escolha se pudéssemos separar sentimento de corpo, é de fácil questionamento se podemos sentir se não temos corpo, e onde ficaria a alma nisso tudo? Sentimento é alma, ou somos nós? Amor é o que nos falta, e procuramos tal complemento no outro, como um encaixe: queijo e goiabada, e novamente torno a Shakespeare, um Romeu e uma única Julieta, tão a dois.  Amor e poeta: Inseparáveis! Que razões têm agora o poeta?

3 comentários:

  1. Queria convida-la para visitar meu novo blog, (sim, já tive um) http://escarlate-inocuo.blogspot.com/ tem poucas postagens, mas nada que o tempo não resolva... O que é um poeta sem amor? Acredito que seja um depressivo "cara" que busca conforto na frieza, e sobriedade de suas palavras... ou não.

    ResponderExcluir
  2. Que saudades que estava desses textos, tanta saudade que não tem como explica *-*

    ResponderExcluir
  3. Mt obrigado pelos elogios, mas na verdade quem deve elogiar sou eu.. seu blog é ótimo! Como é dificil encontrar pessoas com esse tipo de sensibilidade.. parabéns pelo seu blog! Sempre que der eu darei uma passadinha por aqui.. bj

    ResponderExcluir